Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Estranho? Feio? Bonito? Moderno? 

Estou a referir-me à obra mais conhecida de Arcimboldo.

Eis um dos seus trabalhos:


Quem foi Arcimboldo e quando fez ele a sua passagem pela Terra?


Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano.

Iniciou seus trabalhos em Milão, com seu pai, mas atingiu a fama em Praga, sob a protecção do Imperador Rudolph XI. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A ideia de reproduzir as estações como pessoas já era usada desde a época dos romanos, no entanto Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostos humanos.

A sua passagem pela Terra decorreu entre 1527 e 1593.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Arcimboldo

Incrível! Assim se podia trabalhar no século XVI!

Como descobri eu Arcimboldo?

Em 2008, ao viajar até Viena, visitei um museu de Arte onde estavam expostos trabalhos deste pintor. Até então eu não tinha conhecimento nem do autor nem da sua obra. Para mim a surpresa foi tão grande que, mal cheguei a Portugal, fui pesquisar sobre o tema.  Achei curiosa toda a informação que consegui recolher.

Há bons momentos assim na vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário