Fig.1
Nota: este trabalho foi executado no atelier-escola Duran Castaibert
Acha difícil executar um trabalho como o da figura 2?
Eu vou tentar ajudá-lo.
Em primeiro lugar deve munir-se do material que se lista e que a figura 1 ilustra:
Borracha miolo de pão
Carvão vegetal fino
Grafite 3B em barra
Lápis de grafite n.º 4B, 6B e 9B
Algodão
Esfuminho (no caso de querer utilizar diluente)
Trapo
Bloco de desenho (ou folhas)
Diluente
O roteiro que a seguir é descrito é somente (e sem qualquer pretensão) uma sequência na abordagem de um trabalho a grafite.
1 Procede-se ao enquadramento geométrico a carvão (ou seja, elabora-se o desenho em linhas gerais, iniciando-o por linhas geométricas, o que ajuda a posicionar a imagem que poderá ser aperfeiçoada de seguida);
2 Marca-se o desenho produzido (que já deve estar próximo daquele que pretende pintar) em linhas gerais com o lápis 4B. Nesta fase podem efectuar-se as últimas correcções ao desenho;
3 Limpa-se o desenho com o trapo (procura-se, assim, eliminar o carvão);
4 Cobre-se o desenho com a aresta mais larga da barra de grafite 3B. A grafite deve ser aplicada em todas as direcções, criando-se uma névoa o mais homogéneo possível (não carregar demasiado o tom);
5 Abrem-se luzes com a borracha miolo de pão ( esta tem a particularidade de ser moldável, absorver a grafite e não sujar o trabalho), ou seja, retira-se a grafite nas áreas mais iluminadas;
6 “Amaciam-se” as formas ou com os dedos ou com o algodão na zona de contacto entre o branco recém criado e a grafite depositada (evitam-se as mudanças bruscas de tom);
7 Intensificam-se as áreas mais escuras:
7.1 usando o lápis 6B e esbatendo algumas áreas com o algodão;
7.2 eventualmente, nalgumas áreas, aplica-se a barra de grafite 3B (aresta mais pequena – uma das da extremidade da barra);
7.3 aplica-se o lápis 9B nas áreas mais escuras (atinge-se, então, o escuro máximo;
8 Suaviza-se o trabalho com o algodão que deve ser aplicado ao de leve (como um sopro) sobre toda a superfície pictórica;
9 Reabrem-se algumas luzes que eventualmente tenham sido perdidas;
10 Se desejar que as áreas mais escuras sejam mais intensificadas aplique o esfuminho embebido em diluente nessas mesmas áreas (deve ir rodando o esfuminho à medida que aplica o diluente. Com o tempo desenvolverá a técnica de tal modo que não irá provocar descontinuidade de tratamento no desenho)
Espero que esta seja uma boa "receita" que o incentive a começar a “sonhar a pintura”. Experimente. Aos nossos sonhos nunca devemos renunciar.
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