Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O significado das cores

É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas. s

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.”

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm Maio 2009

Vejamos se a simbologia que os especialistas atribuem às cores podem, para nós, estar associadas à obra que é apresentada abaixo.


VAN GOGH, Vincent - Girassóis   (1853 - 1890)

É geralmente considerado o maior pintor e desenhador holandês depois de Rembrandt. Com Cézanne e Gauguin constituem os maiores artistas pós-impressionistas. Influenciou de modo muito marcante a corrente do Expressionismo na arte moderna. O seu trabalho, todo ele produzido num curto período de dez anos, inesquecível, transmite através das suas fabulosas cores, refinadas pinceladas e contorno das formas a angústia da doença mental que eventualmente terá dado origem ao seu suicídio.

O Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm Maio 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário