Páginas

domingo, 7 de junho de 2009

O significado das cores

É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.”

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm Maio 2009

Vejamos se a simbologia que os especialistas atribuem às cores podem, para nós, estar associadas à obra que é apresentada abaixo.


Gustav Klimt, O beijo (1908) Belvedere, Viena

No famoso O Beijo a mulher e o homem estão cobertos de dourado. Ela está ajoelhada e o seu rosto revela paixão. A emoção está registada nas suas mãos crispadas. Os seus pés estão descalços, O homem está quase de costas, com o rosto encoberto. Vê- -se a  sua cabeça. Os dois estão enlaçados numa integração tão perfeita que não se sabe onde inicia a emoção masculina e se encerra a participação feminina. Os dois são um único ser.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustav_Klimt

Gustav Klimt (Viena 1862 - Viena 1918) foi um pintor  simbolista austríaco. Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas de Viena. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau austríaco (trazendo para a sua criação ramos e flores que se entretecem no objecto do seu trabalho) e foi um dos fundadores do movimento da  Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objectos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.

 Para muitos, "O Beijo", pintado entre 1907 e 1908, é sua obra-prima.

http://www.academus.pro.br/site/pg.asp?pagina=detalhe_variedade&titulo=Variedades&codigo=191&cod_categoria=&nome_categoria=

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza

Sem comentários:

Enviar um comentário