Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Paris

A Cidade-Luz. Uma das principais capitais europeias, cosmopolita, berço de poetas, de artistas, de revolucionários, mas também a cidade dos museus, das pontes (obviamente sobre o Sena), dos cafés, do encontro com artistas...

Já estive nesta cidade em 1999 e visitei a Catedral de Notre Dame,, Saint-Chapelle com os seus magníficos vitrais, o Sacré-Coeur (em obras, na altura), a Opera Garnier, o Arco do Triunfo e muito mais (seria enfadonho enumerar).

No que diz respeito aos museus, estive no Louvre, no Museu de Orsay (uma antiga estação de comboios transformada em museu que acolhe trabalhos de autores impressionistas – fiquei maravilhada).

Mas, embora tenha conhecido Paris de forma satisfatória, o tempo é sempre insuficiente para, em poucos dias, visitar tudo o que se pretende numa cidade com a história e a dimensão que esta possui.  Por isso e porque gostei, retorno a Paris. Estarei ausente até ao dia 14 de Junho. Quando regressar pretendo partilhar os locais visitados, através de um álbum que organizarei e introduzirei no blog.

Desta vez irei ao Centro Pompidou que alberga o Museu Nacional de Arte Moderna, à zona do Quartier Latin, onde se encontra a Sorbonne (sede da Universidade de Paris fundada em 1253), a la Defense, com o seu moderno “Grand Arche”. Revisitarei Montmartre com a sua Place de Tertre onde artistas expões os seus quadros e muitos outros locais.

Espero que a semana decorra para si da forma mais satisfatória possível. Até breve, então.

Sem comentários:

Enviar um comentário