Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Paris, cidade revisitada

La Défense

É  um vasto centro empresarial e um dos maiores conjunto de escritórios da Europa. Foi lançado nos anos 60 do século passado. O Grand Arche foi acrescentado ao conjunto em 1989. Trata-se de um imenso cubo oco, tão grande que a catedral de Notre Dame cabe dentro dele.



La Défense - Grand Arche

La Défense - conjunto empresarial
Centro Pompidou

Os sistemas de tubagem que existem no exterior do edifício não são meramente decorativas: as cores servem para distinguir as várias funções dos tubos: os do ar condicionado são azuis, os da água, verdes, os da electricidade, amarelos. As áreas por onde circulam as pessoas (como as escadas rolantes) são vermelhas. As grandes chaminés brancas que lembram navios são as áreas de ventilação para as áreas do subsolo.


Centro Pompidou - sistema de tubagens


Centro Pompidou - visão de edifício com as filas para nele entrar


Centro Pompidou - escadas rolantes de acesso aos diferentes pisos (a visibilidade para o exterior é total)

 

Centro Pompidou - turmas de alunos povoavam o centro. A interacção professor/alunos a propósito das obras expostas era notável. Alunos ainda mais pequenos que os que a imagem ilustra faziam colagens e jogos de correspondência entre o material que traziam para o centro e as obras que observavam. Como poderão estes miúdos deixar de se interessar pelo mundo artístico que os rodeia? São preparados para isso desde cedo. Para mim trata-se de um exemplo a imitar.

Quartier Latin

Desde a Idade Média  que este bairro é dominado pela Sorbonne, a tal ponto que recebeu o nome da língua falada pelos estudantes – o latim.

A Sorbonne foi fundada em 1253, por Robert de Bourbon, confessor de Louis IX, para que 16 jovens pobres pudessem estudar teologia. Foi encerrada durante a Revolução francesa e reaberta por Napoleão em 1806.


A Sorbonne



Sem comentários:

Enviar um comentário