Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Jacques Villon


Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon (Damville 31 de Julho de 1875 — Puteauz, 9 de Junho de 1963), foi um pintor e ilustrador francês do Cubismo.



Biografia

Jacques Villon, que adotou seu pseudónimo somente em 1895 (em homenagem ao poeta medieval francês François Villon,), era o primogénito do casal Eugéne Duchamp e Marie-Caroline-Lucie Nicolle. Villon é irmão do também pintor Marcel Duchamp, do escultor Raymond Duchamp-Villon e da pintora Suzanne Duchamp-Crotti.

Teve as suas primeiras aulas de arte com o seu avô materno, Emile Nicolle, o qual era comerciante e artista ao mesmo tempo. Em 1894, mudou-se com seu irmão Raymond para Montmartre, um bairro parisiense. Estudou Direito na Universidade de Paris, mas abandonou os estudos durante o Natal de 1895 (momento em que adoptou o pseudónimo referido) para se dedicar integralmente à prática do desenho e da pintura.

A partir de 1897, começou a produzir ilustrações e charges para periódicos humorísticos de Paris que satirizavam a religião, o exército e tantos outros bastiões da moral conservadora da época. Em 1903, ajudou a organizar a secção de desenhos do primeiro Salon d'Automne. Durante os dois anos seguintes, estudou arte na Académie Julian. Mudou-se em 1906 para Puteaux, no subúrbio de Paris.

Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou como cartógrafo para o exército. A sua obra pictórica encontra suas raízes no Cubismo.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Villon

Sem comentários:

Enviar um comentário