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domingo, 7 de junho de 2009

O significado das cores

É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.”

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm Maio 2009

Vejamos se a simbologia que os especialistas atribuem às cores podem, para nós, estar associadas à obra que é apresentada abaixo.


Gustav Klimt, O beijo (1908) Belvedere, Viena

No famoso O Beijo a mulher e o homem estão cobertos de dourado. Ela está ajoelhada e o seu rosto revela paixão. A emoção está registada nas suas mãos crispadas. Os seus pés estão descalços, O homem está quase de costas, com o rosto encoberto. Vê- -se a  sua cabeça. Os dois estão enlaçados numa integração tão perfeita que não se sabe onde inicia a emoção masculina e se encerra a participação feminina. Os dois são um único ser.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustav_Klimt

Gustav Klimt (Viena 1862 - Viena 1918) foi um pintor  simbolista austríaco. Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas de Viena. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau austríaco (trazendo para a sua criação ramos e flores que se entretecem no objecto do seu trabalho) e foi um dos fundadores do movimento da  Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objectos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.

 Para muitos, "O Beijo", pintado entre 1907 e 1908, é sua obra-prima.

http://www.academus.pro.br/site/pg.asp?pagina=detalhe_variedade&titulo=Variedades&codigo=191&cod_categoria=&nome_categoria=

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O significado das cores

“É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.”

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm Maio 2009

Vejamos se a simbologia que os especialistas atribuem às cores podem, para nós, estar associadas à obra que é apresentada abaixo.

Joan Miró, MAN WITH A PIPE (1925)(Homem com Pipa), Oil on canvas, 146x 114cm, Reina Sofia National Museum 

O pintor espanhol, Joan Miró, que nasceu na Barcelona em 1893 e morreu em Palma de Mallorca em 1983, deixou um legado importante que está incluído entre o mais original do  século XX. De um modo geral o seu trabalho seria marcado por uma óbvia tendência surrealista, onde o reino da memória e da fantasia imaginativa foram prioritárias.

Traduzido de: http://www.popsubculture.com/pop/bio_project/sub/joan_miro.html Maio 2009

O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

 http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm Maio 2009

 

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Workshops

Dada a qualidade dos trabalhos que são produzidos por Ana Agostinho, atrevo-me a informar sobre os workshops pelos quais ela é responsável e que foram iniciados no dia 1 de Junho.

São eles:

  • 2.ª Feira: carvão, grafite, sanguínea e sépia;
  • 3.ª Feira: rosto e figura humana;
  • 5.ª Feira: aguarela

Os referidos workshops decorrem na sede da CULTARTIS (situada na Universidade Sénior de Caldas da Rainha)

Rua Vitorino Fróis

Praça da Universidade – Pólo 1

Caldas da Rainha

As inscrições podem ser efectuadas através do telefone da CULTARTIS:          91 305 10 23

Vale MESMO a pena.

O cartaz informativo que se segue é ilustrado com trabalhos seus.

 

terça-feira, 2 de junho de 2009

A expressão do olhar

O que procuramos nós ao observar um rosto? Certamente expressões que possam traduzir estados de alma. São elas que “dão vida”, que fazem  um ser humano sair do anonimato, que lhe dão autenticidade.

As expressões faciais são reveladoras de emoções e os olhos podem constituir “portas de entrada” que nos permitem constatar essas mesmas emoções.

Observe os esboços que a seguir lhe apresento. Um brilho no olhar, uma sombra colocada no lugar correcto são suficientes para criar mistério, perplexidade, alegria, tristeza...

Em breve apresentarei um estudo sobre a construção dos olhos humanos. Devemos estar conscientes que, para se conseguirem bons resultados, é necessário treino. Muito. Persistência. Muita.

Sei que me encontro longe de ser uma especialista no assunto, mas estou a tentar e a conseguir progressos.

É nessa perspectiva que me permito seguir a via de uma “partilha de conhecimentos” que pode ser útil – espero que sim – a alguém neste vasto “universo” que é o planeta Terra.

Entretanto, e enquanto preparo o material adequado, continuarei com a série “o significado das cores”.


Ana Agostinho, 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O significado das cores

“É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.”


  

Piet Mondrian Trees in Blossom. / Bloeiende bomen. 1912. Oil on canvas.65 x 75 cm. The Judith Rothschild Foundation, New York, NY, USA.

Piet Mondrian (1872-1944) foi um pintor abstracto holandês  da primeira metade do século XX. Contemporâneo e discípulo dos famosos cubistas Pablo Picasso e Georges Braque, Mondrian desafiou a própria definição de arte, trabalhando com linhas simples, ângulos rectos, figures geométricas correctas e com cores primárias puras. O seu trabalho atingiu um grau de abstracção maior, talvez, que o dos seus próprios colegas.


O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

Traduzido de:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.abcgallery.com/M/miro/miro68.JPG&imgrefurl=http://www.abcgallery.com/M/miro/miro68.html&usg=__0L6YJ4yjheSarMsTcHFP2jm-eX8=&h=561&w=747&sz=15&hl=pt-PT&start=26&sig2=T-uIkIV7_6PU_jEgI8Ej7A&um=1&tbnid=Y37v-weKpJsulM:&tbnh=106&tbnw=141&prev=/images%3Fq%3DMir%25C3%25B3%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1&ei=wBUfSvmNNcahjAeqqK2VDQ